Cases

Para uma construção bem sucedida é necessário planejamento estruturado e implementação executável.
Veja alguns casos realizados.

1 – Reorganização de uma empresa:

Situação encontrada: empresa de distribuição de componentes eletrônicos com mais de 20 anos de mercado e atuação em vários segmentos. Sem objetivos claros definidos, em dado momento a Empresa criou uma nova unidade de negócios paralela a sua própria atividade principal e que acabou por consumir recursos importantes desta última.

Atividades implementadas:

  • Plano integrado de marketing de baixo custo;
  • Treinamento da equipe de vendas;
  • E-mail marketing;
  • Desenvolvimento de novos nichos de mercado;
  • Ações para obtenção de verba cooperada;
  • Orientação para contratação de profissionais de vendas, compras e estoques;
  • Campanhas de incentivo envolvendo toda a empresa.

Como resultado do trabalho realizado, a empresa focou seus negócios nos produtos mais lucrativos e aprofundou seu conhecimento a respeito de seus melhores clientes. Em curto espaço de tempo, a Empresa passou a seguir um plano estabelecido, tornou-se internamente mais organizada, concentrou-se em seus produtos e em seu mercado.

2- Reposicionamento de indústria de laminados:

Situação encontrada: indústria perdendo mercado e sendo consistentemente atacada por uma concorrência adepta a métodos pouco ortodoxos para a conquista de mercados. Durante o período desses acontecimentos, seus produtos sofreram processo de “comoditização” e suas margens de lucro foram drasticamente reduzidas pela guerra de preços.

Atividades implementadas:

  • Plano integrado de marketing de baixo custo com novo posicionamento e estratégia de atuação;
  • Orientação para plano de comunicação e para o desenvolvimento de novo site corporativo;
  • DVD institucional;
  • CD para apoio às vendas;
  • Desenvolvimento de campanha de vendas;
  • Campanha de incentivo para o ponto de venda;
  • Orientação para criação de material de apoio às vendas e folder;
  • Reestruturação da central de atendimento ao cliente;
  • Definição de indicadores de resultados em marketing;
  • Coaching à supervisão de marketing.

Para resolver o problema, houve ajuda para definir e para desenvolver novas linhas de produtos voltados para mercados mais rentáveis. Com a reestruturação da equipe de vendas para atender prioritariamente tais mercados, o volume de vendas aumentou.

3 – Plano de crescimento para empresa de serviços:

Situação encontrada: empresa de intercâmbio cultural sob gestão familiar e há cerca de 20 anos no mercado. Sem objetivos definidos ou mesmo um plano de marketing, a empresa de serviços enfrentou dificuldades com uma equipe de vendas pouco estruturada e controles financeiros pouco eficientes.

Atividades implementadas:

  • Desenvolvimento de Plano de Marketing de Baixo Custo, com definição de metas e vendas agressivas;
  • Treinamento da equipe de vendas;
  • Reorganização da estrutura de vendas;
  • Reorganização da área financeira, com introdução de controles de fluxo de caixa;
  • Apoio à assessoria de imprensa;
  • Definição da comunicação: como e o que deve ser comunicado ao mercado;
  • Desenvolvimento de newsletter eletrônico;
  • Campanha de e-mail marketing.

Foi conduzido um processo que, sem alterar a estrutura de custos, levou a empresa a dobrar seu faturamento em três anos. A empresa passou a contar com um plano de ação prático e funcional, com gestão voltada para os resultados e com metas claramente definidas para serem atingidas de maneira disciplinada e motivada.

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