Cases
Para uma construção bem sucedida é necessário planejamento estruturado e implementação executável.
Veja alguns casos realizados.
1 – Reorganização de uma empresa:
Situação encontrada: empresa de distribuição de componentes eletrônicos com mais de 20 anos de mercado e atuação em vários segmentos. Sem objetivos claros definidos, em dado momento a Empresa criou uma nova unidade de negócios paralela a sua própria atividade principal e que acabou por consumir recursos importantes desta última.
Atividades implementadas:
- Plano integrado de marketing de baixo custo;
- Treinamento da equipe de vendas;
- E-mail marketing;
- Desenvolvimento de novos nichos de mercado;
- Ações para obtenção de verba cooperada;
- Orientação para contratação de profissionais de vendas, compras e estoques;
- Campanhas de incentivo envolvendo toda a empresa.
Como resultado do trabalho realizado, a empresa focou seus negócios nos produtos mais lucrativos e aprofundou seu conhecimento a respeito de seus melhores clientes. Em curto espaço de tempo, a Empresa passou a seguir um plano estabelecido, tornou-se internamente mais organizada, concentrou-se em seus produtos e em seu mercado.
2- Reposicionamento de indústria de laminados:
Situação encontrada: indústria perdendo mercado e sendo consistentemente atacada por uma concorrência adepta a métodos pouco ortodoxos para a conquista de mercados. Durante o período desses acontecimentos, seus produtos sofreram processo de “comoditização” e suas margens de lucro foram drasticamente reduzidas pela guerra de preços.
Atividades implementadas:
- Plano integrado de marketing de baixo custo com novo posicionamento e estratégia de atuação;
- Orientação para plano de comunicação e para o desenvolvimento de novo site corporativo;
- DVD institucional;
- CD para apoio às vendas;
- Desenvolvimento de campanha de vendas;
- Campanha de incentivo para o ponto de venda;
- Orientação para criação de material de apoio às vendas e folder;
- Reestruturação da central de atendimento ao cliente;
- Definição de indicadores de resultados em marketing;
- Coaching à supervisão de marketing.
Para resolver o problema, houve ajuda para definir e para desenvolver novas linhas de produtos voltados para mercados mais rentáveis. Com a reestruturação da equipe de vendas para atender prioritariamente tais mercados, o volume de vendas aumentou.
3 – Plano de crescimento para empresa de serviços:
Situação encontrada: empresa de intercâmbio cultural sob gestão familiar e há cerca de 20 anos no mercado. Sem objetivos definidos ou mesmo um plano de marketing, a empresa de serviços enfrentou dificuldades com uma equipe de vendas pouco estruturada e controles financeiros pouco eficientes.
Atividades implementadas:
- Desenvolvimento de Plano de Marketing de Baixo Custo, com definição de metas e vendas agressivas;
- Treinamento da equipe de vendas;
- Reorganização da estrutura de vendas;
- Reorganização da área financeira, com introdução de controles de fluxo de caixa;
- Apoio à assessoria de imprensa;
- Definição da comunicação: como e o que deve ser comunicado ao mercado;
- Desenvolvimento de newsletter eletrônico;
- Campanha de e-mail marketing.
Foi conduzido um processo que, sem alterar a estrutura de custos, levou a empresa a dobrar seu faturamento em três anos. A empresa passou a contar com um plano de ação prático e funcional, com gestão voltada para os resultados e com metas claramente definidas para serem atingidas de maneira disciplinada e motivada.